Marca moçambicana de vestuário de luxo conquista o mundo

17 de março de 2022

Com estampas padrão coloridas, que mesclam imagens asiáticas raras e a identidade cultural moçambicana, os artigos de vestuário e acessórios da marca de moda masculina de luxo, denominada Xipixi (gato em shangana), estão a fazer sucesso no mercado internacional.

Dada a sua excentricidade, a Xipixi já alcançou os mercados da África Austral, da Europa Ocidental, da Ásia e dos Estados Unidos da América, totalizando 12 países, beneficiários desta linha de vestuário de alta gama, através da loja online.

Esta marca de artigos de luxo para cavalheiros produz artigos de vestuário e acessórios masculinos, como roupas essenciais, bonés, pólos, calções, entre outros, e resulta da transformação, em 2012, do inesgotável talento do designer António Macheve Júnior num pequeno império africano da moda de luxo.

“A nossa linha de vestuário inclui um segmento personalizado de peças raras, nomeadamente botões feitos de pedras preciosas obtidas no distrito de Namuno, província de Cabo Delgado, numa parceria com a mineradora Namuno Gold Gems”, explicou António Macheve Júnior, fundador e director criativo da Xipixi.

Formado, nos Estados Unidos da América, em Ciências Políticas (especialização em Política Internacional) e mestrado em Estudos de Desenvolvimento, na África do Sul, o designer contou que a Xipixi surgiu na sequência de um exercício pessoal de superação do desemprego, feito após a formação.

 

Amigos nos Estados Unidos

“Decidi aplicar os parcos recursos de que dispunha para confeccionar um par de calções, que foram, posteriormente, vendidos, na altura, por 800 meticais. Com este valor, fui produzindo mais pares de calções e gravatas borboletas, o que permitiu aumentar, gradualmente, a oferta, até atingirmos o estágio em que nos encontramos hoje”, indicou.

Ao longo deste percurso, António Macheve Júnior teve, em 2013, a oportunidade de fazer o mestrado, na Cidade do Cabo (África do Sul), tendo aproveitado a ocasião para expandir a marca Xipixi, no mercado deste país vizinho.

“Apresentámos a primeira colecção, na semana de moda da Cidade do Cabo. Daí, desenvolvemos uma intensa campanha de marketing digital, através do Facebook, e conseguimos angariar vários seguidores. Obtive, também, pessoalmente, vários seguidores da Europa e dos Estados Unidos, onde vivi e fiz muitos amigos”, lembrou, ajuntando que, na sequência disso, a marca foi crescendo consideravelmente.

Em seguida, a Xipixi foi apresentada na Inglaterra, abrindo, assim, o caminho para a comercialização de vários artigos, através da loja online da Africa Fashion International.

 

Celebridades de Hollywood com gravata Xipixi

Na empreitada rumo ao sucesso, a marca de luxo, conhecida pela famosa gravata borboleta, foi usada e endossada por celebridades de primeira linha em Hollywood, durante o Emmy Awards de 2015.

Deste modo, a marca Xipixi conseguiu atrair a atenção do mundo da moda, devido à impactante forma como foi exposta, no glamoroso evento: “Tivemos vários contactos com várias referências da moda, como agências de Relações Públicas interessadas em trabalhar connosco”, frisou.

Outras exibições da marca Xipixi ocorreram nos eventos Oxford Town Hall, no Reino Unido, e Mercedes Benz Fashion Week Cape Town e Johannesburg, organizados pela African Fashion International e a South African Fashion Week, respectivamente.

A participação no desfile, ocorrido no Reino Unido, resultou de um convite da Universidade de Oxford, em 2015, durante a conferência de negócios realizada pela Oxford, para África, onde estiveram presentes embaixadores africanos, governantes de vários países, entre outros. Este evento acabou por estar alinhado com os padrões da marca Xipixi: “Levámos ao certame uma colecção digna de realeza”, enfatizou.

Para o fundador e director criativo da Xipixi, o desfile mais emblemático para a marca foi com a colecção de Verão de 2016, apresentada no Mercedes Benz Fashion Week Johannesburg.

Tratou-se de uma colecção-revelação para a marca Xipixi, no mundo da moda, pois constituiu o ponto de partida para a credibilização como marca de luxo a nível internacional: “A Xipixi apresentou uma colecção ousada, numa plataforma gigantesca, associada às maiores revistas de moda, incluindo a Vogue”, sublinhou.

No processo de criação artística, a Xipixi conta com uma equipa técnica, baseada na Cidade do Cabo, composta por um mestre-alfaiate e ajudantes, responsáveis pela produção de artigos personalizados.

Para satisfazer à demanda das encomendas, a marca tem recorrido à terceirização de serviços, com fábricas de grande capacidade produtiva.

“Tenho também uma pequena equipa de gestão de marketing digital, encomendas e comunicação. Agora estou baseado em Maputo, onde estou a formar alguns alfaiates, que se vão juntar, posteriormente, à equipa de produção, na África do Sul”, concluiu.

Clique aqui e saiba mais sobre a marca!