Acelere o seu negócio

20 de outubro de 2021

Com 18 milhões de Meticais em prémios, o Standard Bank lançou, quarta-feira, 29 de Setembro, em Maputo, o concurso Acelere o Seu Negócio, destinado a impulsionar o desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas (PME) moçambicanas.

Com esta iniciativa, o banco pretende aproximar-se às PME moçambicanas, demonstrando de forma inclusiva e abrangente o seu propósito de contribuir para o crescimento do negócio, através do fornecimento de fundos de investimento de capital, sem contrapartidas.

O concurso prevê a atribuição de três prémios, cabendo ao 1º classificado nove milhões de meticais, ao segundo 7 milhões e ao 3º classificado dois milhões. A premiação inclui ainda um robusto programa de mentoria empresarial, visando a execução de um plano de crescimento do negócio.

Trata-se, segundo referiu João Guirengane, director da Banca de Clientes Comerciais do Standard Bank, de um dos maiores e mais abrangentes concursos para as PME em Moçambique.

“O Standard Bank vê este concurso como uma resposta cabal aos desafios impostos às PME pela pandemia do novo coronavírus, que, nos últimos anos, tem estado a comprometer o crescimento do negócio”, frisou João Guirengane, ajuntando que as PME constituem a espinha dorsal da economia, dada à quantidade de mão-de-obra que empregam, bem como à relevância dos serviços que oferecem.

O Standard Bank, conforme destacou, acredita que este segmento empresarial deve ser acarinhado e apoiado para continuar a ser relevante para a economia moçambicana, através da capacitação, geração de oportunidades e disponibilização de fundos para sustentar o seu crescimento.

Habilitam-se a participar no concurso todas as Pequenas e Médias Empresas, que operam há pelo menos cinco anos, com gestores moçambicanos e empregando, no mínimo, dez colaboradores.

Após testemunhar o lançamento da iniciativa, o director executivo da Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Moçambique (ACIS), Edson Chichongue, considerou não haver dúvidas que o concurso vai, efectivamente, ajudar na recuperação das PME, acelerando o crescimento do negócio, particularmente no contexto da crise sanitária, ocasionada pela Covid-19.

“Chamou-me à atenção, o facto de o Standard Bank reconhecer a existência de problemas estruturais nas nossas empresas, relacionadas com a gestão, contabilidade organizada, entre outros, e mesmo assim focalizar o concurso na perspectiva do negócio promissor, fazendo com que sejam praticamente elegíveis todas as PME”, realçou Edson Chichongue.

Por sua vez, a presidente do Pelouro de Empreendedorismo Feminino da Associação das Pequenas e Médias Empresas (APME), Taússe Daniel Remane, disse que a iniciativa do banco surgiu numa altura em que as micro, pequenas e médias empresas precisam de assistência nas suas operações.

“Nós funcionamos também como uma incubadora e iremos fazer de tudo para divulgar este concurso, incentivando as empresas a participar, com vista a beneficiar do valor dos prémios e da mentoria”, indicou.

Importa realçar que o anúncio dos vencedores está previsto para 15 de Dezembro do corrente ano, sendo que a atribuição dos prémios terá início a 21 de Janeiro de 2022.