Cimeira Financial Times Mozambique: Acelerando o crescimento e a estabilidade

3 de novembro de 2016

Sob o tema “Acelerando o crescimento e a estabilidade”, teve lugar em Maputo, no dia 2 de Novembro a cimeira inaugural da Financial Times no continente africano, que contou com o Standard Bank como parceiro principal.

O evento, cuja abertura foi efectuada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, reuniu líderes políticos e do sector empresarial de Moçambique e do mundo para debater os caminhos para ajudar a acelerar o retorno ao crescimento e a diminuir o risco em Moçambique

Tomaz Salomão, Presidente do Conselho de Administração do Standard Bank, referiu, durante o evento, que “numa economia como a nossa, que enfrenta problemas estruturais, os estímulos têm que vir do lado fiscal”.  

“É neste quadro que temos vindo a trabalhar para trazermos diferentes actores nacionais e internacionais e transmitirmos a mensagem de que vivemos uma conjuntura difícil, de instabilidade e dificuldades sócioeconómicas, mas que Moçambique continua a ser um País de esperança e de futuro”, destacou.

Num outro desenvolvimento, Tomaz Salomão considerou ser positivo que esses actores sejam trazidos à mesa, para dialogarem sobre aquilo que são as suas perspectivas e as dificuldades que vêem e, sobretudo, a forma como olham para o futuro de Moçambique.

“Nós Standard Bank, como um banco de investimentos, achamos que devíamos trazer estes actores para este debate, porque as decisões sobre os investimentos levam algum tempo para amadurecerem”, concluiu.

A cimeira abordou os desafios imediatos e futuros de Moçambique, obtendo opiniões e uma visão ousada que tem em conta os principais tópicos desde a energia, infraestrutura, até agricultura, através de debates e apresentações efectuadas por especialistas, economistas seniores e CEOs.