Dia Mundial da Poupança: Standard Bank promove palestra a estudantes

15 de novembro de 2016

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Poupança, efeméride que se assinala no último dia útil do mês de Outubro, o Standard Bank promoveu palestras na Escola Secundária Josina Machel (ESJM) e no Instituto Comercial de Maputo (ICM), com o objectivo de explicar aos alunos a importância e as vantagens de poupar.

As palestras serviram, igualmente, para aferir o grau de conhecimento em matéria de poupança na massa estudantil, através da realização de concursos.

Conforme contextualizou Victor Jardim, director da Banca de Particulares e Negócios do Standard Bank, a celebração do 31 de Outubro tem sido uma tradição no País, sendo que o Standard Bank, geralmente, tem promovido a educação financeira relativa à poupança nas escolas.

“Estas duas instituições de ensino com as quais temos vindo a trabalhar, anualmente, têm sido desafiadas a fazer estes exercícios de transmissão de conhecimentos no contexto da educação financeira para os seus estudantes, de modo a que possam aprender e pôr em prática a cultura da poupança”, explicou Victor Jardim.

As principais lições transmitidas aos estudantes, segundo referiu o representante do banco, foram as de que “a nossa sociedade precisa de ser educada para fazer melhor uso da sua disponibilidade financeira e que para poupar não é preciso ter muito dinheiro, bastando que a pessoa tenha disciplina e cumpra com um plano previamente elaborado”.

Por sua vez, o docente do Instituto Comercial de Maputo, Paulo Rassul, disse que as palestras promovidas pelo Standard Bank têm sido fundamentais na medida em que os estudantes e o público no geral precisam de educação financeira “As pessoas têm várias maneiras de poupar.

Mas a melhor forma de  fazê-lo é através do depósito bancário”, explicou o docente, acrescentando que, como instituição de ensino, “estabelecemos uma parceria estratégica com o Standard Bank, por forma a introduzir a educação financeira no nosso plano temático, pois precisamos leccionar esta matéria no nosso dia-a-dia”.

Depois de participar na palestra e nos eventos culturais promovidos pelo banco, Shelcya Lordes,  estudante do 1º ano de Gestão no ICM, disse ter aprendido que “poupar não é somente guardar avultadas somas de dinheiro para despesas enormes, sendo também possível poupar, através de moedas para pequenas despesas”.

“O segredo da poupança é guardar dinheiro para poder suprir necessidades do futuro”, destacou Shelcya.