Standard Bank apresenta modelo de financiamento imobiliário

21 de junho de 2013

O director da Banca de Investimentos do Standard Bank foi um dos principais oradores da Conferência Imobiliária, ocorrida no dia 13 de Junho, em Maputo, com o objectivo de reflectir sobre as dinâmicas do mercado imobiliário nacional.

Ronaldo Toledo, director da Banca de Investimentos apresentou, perante uma plateia de 200 agentes económicos, o modelo inovador de financiamento a projectos imobiliários, implementado pelo Banco, no País, representando uma solução integrada e segura para a estruturação, gestão e execução eficiente de empreendimentos no sector.

Explicou que o modelo de financiamento imobiliário do Banco resulta de uma "fórmula aplicada com sucesso" pelo Grupo Standard Bank na África do Sul e em vários outros países africanos, já há muitos anos, mas que foi aperfeiçoado há dois anos especificamente para Moçambique.

“Trata-se de uma solução inovadora que, apesar de envolver várias etapas, garante maior segurança ao investidor, comprador e locatário do imóvel”, indicou, acrescentando que “a nova maneira como o Standard Bank está a implementar os financiamentos imobiliários no País, comporta uma garantia válida para que os projectos imobiliários sejam efectivamente concluídos com sucesso”.

A introdução deste modelo de financiamento imobiliário em Moçambique – conforme realçou - “veio revolucionar o modo como eram efectuados os financiamentos no sector no País, tendo em conta as oportunidades de mercado e as estratégias de negócios”.

Numa breve abordagem sobre a experiência do Standard Bank no financiamento a projectos imobiliários, Ronaldo Toledo mencionou um empreendimento, ainda em curso, visando a construção, na capital do País, do edifício sede da Anadarko Moçambique, subsidiária do grupo norte-americano Anadarko Petroleum.

“É um empreendimento que está praticamente concluído e foi feito no prazo e custos certos, onde o Standard Bank financiou em 15 milhões de dólares norte-americanos, acrescidos a uma contribuição dos sócios do projecto, correspondente a 30 por cento do valor total do projecto”, explicou o director da Banca de Investimentos do Standard Bank.

Acrescentou que “já tivemos projectos com a Vale Moçambique, na província de Tete, nos quais duas empresas, nomeadamente a CR Holdings e a Vale dos Embondeiros, construíram 50 casas cada”.

“Neste momento, estamos a expandir estes projectos e fizemos refinanciamentos, nessa base, de outros projectos grandes como a construção de shopping centres, entre outros projectos”, finalizou Ronaldo Toledo.

Refira-se que, para além desta solução de financiamento imobiliário a grandes empreendimentos, o Standard Bank também dispõe do tradicional crédito à habitação e do “Equity Release”, um produto que permite o cliente obter financiamento para qualquer finalidade, utilizando o seu imóvel como garantia.