Standard Bank regista lucro de cinco mil milhões de meticais

28 de abril de 2022

O Standard Bank registou um lucro líquido de cinco mil milhões de meticais no exercício económico de 2021, apenas 9% abaixo de 2020, e ao qual corresponde um Retorno sobre Capitais Próprios de 16.6%.

No mesmo período, os proveitos cresceram em 8%, de 13.9 mil milhões para 15 mil milhões de meticais. Por sua vez, a margem financeira aumentou em 20%, de 8.9 mil milhões para 10.7 mil milhões de meticais.
Este crescimento deveu-se ao aumento da carteira de crédito em 7%.

Em termos de capital, o Standard Bank mantém uma posição robusta apresentando um rácio de solvabilidade de 22.2%, significativamente acima do mínimo regulamentar de 12% acrescido de um adicional de 2% exigido ao banco pelo regulador face à classificação de banco sistémico. 

Já o rácio de liquidez fixou-se nos 76.5%, bem acima dos 25% exigidos na regulação, o que significa que o banco está adequadamente capitalizado e tem a liquidez necessária para oportunidades de crescimento futuras. 

Do ponto de vista de custos, o Standard Bank registou um aumento de cerca de 17% como reflexo de diversos factores que caracterizaram o exercício do ano 2021, com destaque para a pandemia da Covid-19, que levou o banco a investir em meios humanos, tecnológicos e de protecção para os seus colaboradores e clientes, bem como investimentos na infraestrutura tecnológica no âmbito da estratégia "Prontos para o Futuro". O rácio de eficiência acompanhou esta realidade, tendo subido de 47.3% em 2020 para 51.2% em 2021.

Durante o ano, o banco procurou formas de criar um ambiente construtivo para que os seus colaboradores se sentissem motivados e executassem as suas tarefas com excelência, ajudando-os, também, no seu desenvolvimento pessoal.

Houve, igualmente, necessidade de criar meios de comunicação seguros em toda a organização, incluindo garantir que todos os colaboradores tivessem as ferramentas e o equipamento necessários para executarem devidamente as suas tarefas. 

Como forma de ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PME) a contrapor os desafios impostos pela pandemia, o Standard Bank promoveu em 2021 o concurso “Acelere o Seu Negócio”, através do qual o banco ofereceu um total de 18 milhões de meticais, para além de outros benefícios de apoio ao negócio.

Ainda no campo de apoio as PME, através da sua Incubadora de Negócios, o banco promoveu o iDeate e iCreate, iniciativas que têm como objectivo ajudar empreendedores a transformar as suas ideas em planos de negócios concretos e acelerar o crescimento das empresas, respectivamente.

No que diz respeito a iniciativas sociais, o Standard Bank, entre várias actividades, continuou com o seu projecto ambiental de plantio de árvores, que visa ajudar na protecção do meio ambiente e minimizar o impacto dos desastres naturais, que são cada vez mais frequentes em Moçambique.