Cartão de Crédito

1. O que é um cartão de crédito?

É um meio de pagamento electrónico pessoal e intransmissível, disponível 24 horas por dia, que lhe permite adquirir bens e serviços em mais de 22 milhões de estabelecimentos comerciais a nível nacional e internacional.

2. Quais são os requisitos para adesão?

  • Ser titular de uma conta a ordem no Standard Bank;
  • Não ter registo de incidentes nas contas e sem informação desabonatória na Central de Risco nos últimos 3 meses;
  • Idade mínima: 21 anos, sendo 18 anos de modo emacipado.
  • Prova de rendimentos. 

3. Quais são os benefícios do cartão de crédito?

Protecção das transacções em viagens bastando notificar o gestor antes da viagem (Nota de viagem);

Seguros associados grátis:

  • De viagem (bagagem perdida, repatriamento e despesas médicas);
  • De protacção do crédito (perda de emprego, invalidez permantente e morte);
  • 3D Secure, ou seja, acesso ao serviço de segurança da VISA em transacções online.

 4. Quais são as modalidades de pagamento?

  • Modalidade de 10%, isto é, o cliente paga mensalmente 10% do limite consumido no cartão de crédito.
  • Modalidade de 50%; isto é, o cliente paga mensalmente 50% do limite consumido no cartão de crédito .
  • Modalidade de 100%, isto é o cliente paga mensalmente apenas o limite total consumido no cartão.

5. Quais são as funcionalidades de um cartão de crédito?

  • Tecnologia contactless;
  • Pagamentos em POS;
  • Compras online;
  • Transacções em ATMs: levantamentos (cash advance);
  • Compra de recargas (Tmcel, Vodacom, Movitel, Credelec, Teledata kwiknet, Zap tv, Pacotes Mozik);
  • Pagamento de serviços: DStv/GOtv, BoxOffice, Agente MultiChoice,
  • Jornais Electrónicos, Teledata, Startimes;
  • Visualização de histórico de transacções pelo NETPlus, NETPlus App e QuiQ.

6.Quais são os limites de crédito do cartão de crédito?

a. Silver:

  • Limite de crédito: MZN 7 500 à MZN 139 999;

b. Gold:

  • Limite de crédito: MZN 140 000 à MZN 279 999;

c. Platinum:

  • Limite de crédito: MZN 280 000 à MZN 750 000.

7. O que é Cash Advance?

Cash Advance é o levantamento de dinheiro na ATM utilizando o cartão de crédito e/ou a transferência de dinheiro do cartão de crédito para a conta a ordem.

8. O cartão de crédito permite efectuar transacções online ?

Sim, o cartão de crédito permite efectuar transacções online oferendo maior segurança ao cliente.

9. O cliente pode fazer pagamento antecipado do cartão de crédito?

O cliente pode realizar pagamento antecipado do cartão de crédito com as opções de:

  • Pagamento do valor em dívida até a data;
  • Pagamento do valor em dívida do último extracto;
  • Pagamento indicando o montante a escolha do cliente.

10. Qual é a periodicidade para o pagamento do valor utilizado com o cartão de crédito pelo cliente?

O cliente deve pagar ao banco, seja por pagamento antecipado ou débito directo na conta à ordem (na data acordada) num período mensal.