Pagamentos ao Estrangeiro (Cross Border payments)

1. Qual é a diferença entre as transferências telegráficas de saída e as transferências telegráficas de entrada?
- As transferências telegráficas de saída são pagamentos enviados de um banco para outro a nível internacional, enquanto as transferências telegráficas de entrada são pagamentos recebidos de bancos internacionais na sua conta.

2. O que é a rede “SWIFT” (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication - Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais)?
- A rede SWIFT é um sistema global de mensagens financeiras que facilita a comunicação segura e normalizada entre instituições financeiras para transacções internacionais.

3. Como é que posso iniciar uma transferência telegráfica para o exterior?
- Forneça ao seu banco os dados bancários do destinatário, incluindo o código SWIFT/BIC, o número de conta, o montante, a moeda e a finalidade do pagamento.

4. De que informações necessito para efectuar uma transferência telegráfica para o exterior?
- O nome, o endereço, os dados bancários (código SWIFT/BIC), o número de conta, o montante a transferir, a moeda e a finalidade da transferência.

5. Quanto tempo demora o processamento de uma transferência telegráfica para o exterior?
- Normalmente, de 1 a 3 dias úteis, consoante os bancos e os países envolvidos na operação.

6. Que comissões estão associadas às transferências telegráficas de saída?
- Serão cobradas as comissões e despesas devidas, pelos serviços prestados pelo Banco relativo às transferências telegráficas, que constam da tabela de preçário completo que se encontra disponível nas agências e no Wesbite do Banco.

7. Posso enviar fundos em qualquer moeda através do SWIFT?
- A maioria das principais moedas é suportada, mas a disponibilidade pode depender dos bancos e dos países envolvidos.

8. Como é feita a conversão de moeda numa transferência telegráfica de saída?
- A conversão de moeda é normalmente efectuada pelo seu banco, que aplica a sua taxa de câmbio e pode cobrar uma comissão de conversão.

9. Como é que recebo uma transferência telegráfica de entrada?
- Forneça ao remetente os seus dados bancários, incluindo o código SWIFT/BIC, o número de conta e quaisquer outras informações necessárias. Os fundos serão creditados na sua conta assim que a transferência for processada.

10. Como posso saber se recebi uma transferência telegráfica de entrada?
- O seu banco irá notificá-loatravés de um extrato ou de um alerta, assim que os fundos forem creditados na sua conta. Também pode verificar o saldo da sua conta através da banca online.

11. O que devo fazer se a transferência telegráfica de entrada não for recebida?
- Verifique os dados com o remetente e contacte o Banco através dos seguintes contactos: 800 412 412 /258 21355700 por forma a localizar a transacção e resolver eventuais problemas.

12. Qual é o grau de segurança das transferências telegráficas via SWIFT?
- A SWIFT utiliza medidas avançadas de encriptação e segurança para garantir a transmissão segura de mensagens financeiras e impedir o acesso não autorizado.

13. Que medidas estão em vigor para evitar fraudes nas transferências telegráficas?
- Os bancos utilizam a autenticação multifactor, a monitorização das transacções e o cumprimento dos regulamentos de combate ao branqueamento de capitais (AML) para detetar e prevenir a fraude.

14. Que regulamentos regem as transferências telegráficas?
- Os regulamentos incluem leis de combate ao branqueamento de capitais (AML), sanções internacionais e conformidade com os regulamentos financeiros locais e internacionais.

15. Posso acompanhar o estado da minha transferência telegráfica?
- Sim, pode acompanhar o estado das transferências através do 800 412 412 & +258 21355700

16. O que devo fazer se houver um problema com a minha transferência telegráfica?
- Contacte o serviço de apoio ao Cliente do seu banco , através do 800 412 412 ou +258 21355700 para obter assistência. Este pode ajudar a investigar e resolver os problemas relacionados com a transferência.

17. Quem suporta os custos das taxas de transferências telegráficas?
- As comissões podem ser suportadas pelo remetente, pelo destinatário ou divididas entre ambas as partes, consoante as disposições acordadas com o banco.

18. A recepção de uma transferência telegráfica de entrada acarreta encargos adicionais?
- Serão cobradas comissões pela recepção de fundos bem como pelo processamento da transação.  Para mais detalhes, consulte a tabela de preçário completo disponível na página oficial do Banco, bem como nos Balcões.

19. Existem restrições ao envio ou recepção de fundos de/para determinados países?
- Sim, podem existir restrições ou requisitos de conformidade adicionais para transacções que envolvam determinados países devido a sanções internacionais ou preocupações regulamentares.

20. O que devo fazer se me deparar com problemas regulamentares numa transferência telegráfica?
- Contacte-nos através do 400 812 812 & +258 21355700 para obter orientação e certifique-se de que toda a documentação necessária e as medidas de conformidade são cumpridas.