QUIQMola

1. O que é o QUIQMola?

O QUIQMola é um crédito ao consumo digital concedido a clientes que tenham um historial de relacionamento bancário de pelo menos 6 meses. É um crédito imediato e aprovado por antecipação, com base nos critérios de elegibilidade definidos pelo banco, boa conduta da conta a ordem e bom historial de créditos bancários.

2. Quais são os canais disponíveis para aceder ao QUIQMola?
O cliente pode aceder ao QUIQMola através de canais digitais: NETPlus Web, NETPlus App ou QuiQ(USSD), sem necessidade de se deslocar à Agência ou apresentar documentos.

3. Quais os critérios para ser elegível ao QUIQMola?
Os clientes devem satisfazer cumulativamente os seguintes critérios:
• Ter conta bancária ou conta a ordem por pelo menos 6 meses no Standard Bank;
• Ter salário domiciliado no Banco a pelo menos 6 meses;
• Ter registado uma média de depósitos superior ou igual a MT 15 000 nos últimos 6 meses;
• No período em análise, a média de depósitos deve estar acima de zero em pelo menos 5 meses, dos quais, os últimos 3 devem ter sido regulares de forma sucessiva;
• Não ter registado devoluções de cheques ou débitos directos nos últimos 6 meses;
• Não ter registado excessos na conta por períodos superiores a 15 dias nos últimos 6 meses;
• Não ter informação desabonatória na CDR (Central de Riscos) nos últimos 3 meses;
• Não constar nas seguintes listas: “Watchlist” ou Lista de Observação de Crédito, Créditos Saneados e Créditos Restruturados nos últimos 6 meses;
• Ter uma pontuação de risco comportamental (Behavioural Scorecard) não superior a 19;
• Possuir toda documentação actualizada no banco.

4. Qual é o prazo Mínimo e Máximo do QUIQMola?
Prazo Mínimo: 2 Meses e Prazo Máximo: 6 meses.

5. Qual é o montante Mínimo e Máximo do QUIQMola?
Montante mínimo: 1,000.00MZN e Montante máximo: 250,000.00MZN.

6. Qual é o Preçário (Taxa de Juro, Comissões e outras despesas) para o QUIQMola?
• Taxa de Juro anual: Prime + 11,25%;
• Comissão de abertura (cobrada uma vez, após o desembolso): 2% sobre o capital;
• Seguro de prestações: 0,35% sobre o capital inicial, cobrável mensalmente (cobre o risco de morte ou invalidez permanente);
• Imposto de selo: 2% sobre o valor da comissão de abertura cobrada uma vez no acto do desembolso; 2% sobre os juros mensais; e 0,03% sobre a fracção do capital emprestado (cobrável uma vez).

7. Quanto tempo leva a adesão ao produto e disponibilização do valor do crédito na conta a ordem?
A operação leva no mínimo 1 Minuto no NETPlus Web ou App e 2 Min no QuiQ (*555#).

8. Como o cliente saberá se é elegível ou não ao QUIQMola?
Através de uma mensagem enviada pelo banco, a notificar-lhe sobre a qualificação para beneficiar do QUIQMola.

9. Que documentos o cliente deve apresentar para poder beneficiar do QUIQMola?
O cliente não precisa apresentar nenhum documento.

10. Quais são as vantagens do QUIQMola?
• O QUIQMola é um crédito rápido e conveniente;
• O cliente pode beneficiar do crédito a partir de casa ou de qualquer outro lugar, desde que tenha acesso às nossas plataformas digitais (NETPlus Web, NETPlus App ou QuiQ), sem necessidade de se deslocar à Agência e aguardar pelo atendimento;
• O QUIQMola é uma solução apropriada para clientes com necessidades de crédito urgentes e recorrentes, para o pagamento de despesas pessoais como propinas escolares, despesas médicas, despesas de funeral, pagamento de facturas e outros encargos;
• O QUIQMola é um crédito sem burocracias, uma vez que o cliente não precisa de apresentar documentos para análise e aguardar pela decisão do Banco (o crédito é imediato).

11. Quais os passos a seguir nas plataformas digitais para aderir ao QUIQMola ?

NETPlus Web/NETPlus App
i. Aceder a plataforma digital;
ii. Introduzir as credencias;
iii. Aceder ao Menu “Financiamentos”;
iv. Seleccionar a opção “QUIQMola”;
v. Seleccionar a opção “Adquirir um financiamento com prazo superior a 30 Dias”;
vi. Seleccionar a opção “Novo Financiamento ou Reforço”;
vii. Visualizar a mensagem de elegibilidade (Contém Montante e Prazo) e clicar “continuar”;
viii. Visualizar ou fazer a leitura dos Termos e Condições do Contrato de Crédito (Gerais e Específicos), do Seguro de Prestações e Preçário de Crédito;
ix. Clicar na opção “Confirmar que leu e Concorda com os Termos e Condições”;
x. Seleccionar a opção Imediato ou Normal;
xi. Seleccionar (Montante, prazo e prestação);
xii. Visualizar a taxa de Juro, comissão e valor de seguro;
xiii. Introduzir o contacto telefónico e email para o qual será encaminhada a notificação sobre as condições do crédito, no final da transacção;
xiv. Visualizar os detalhes da transacção;
xv. Autenticar a transacção através do SMS Token;
xvi. Finalizar a transacção e clicar “continuar”.

QUIQ (USSD)
i. Digitar *555# para aceder ao QuiQ;
ii. Introduzir as credenciais;
iii. Seleccionar o menu “Financiamentos”;
iv. Seleccionar a Opção “QUIQMola”;
v. Seleccionar opção “Adquirir um financiamento com prazo superior a 30 Dias”;
vi. Seleccionar a opção “Novo Financiamento ou Reforço;
vii. Visualizar a mensagem de elegibilidade (Contém Montante e Prazo) e clicar em “continuar”;
viii. Seleccionar como pretende obter os Termos e Condições (Email, solicitar versão física na agência ou aceder à página Website Banco);
ix. Visualizar ou fazer a leitura dos Termos e Condições do Contrato de Crédito (Gerais e Específicos), do Seguro de Prestações e Precário de Crédito;
x. Confirmar que leu e concorda com os Termos e Condições;
xi. Seleccionar a opção Imediato ou Normal;
xii. Seleccionar o Montante;
xiii. Seleccionar o Prazo:
xiv. Seleccionar como pretende receber a notificação sobre as condições do crédito, no fim da operação;
xv. Visualizar os detalhes da transacção;
xvi. Confirmar a transacção.

12. Na aceitação dos Termos e Condições, qual é a diferença entre a opção Imediata e Normal?

Opção Imediata: Pressupõe que o cliente tenha o montante solicitado imediatamente;

Opção Normal: o cliente tem direito a um período de reflexão de 7 dias após a leitura dos Termos e Condições, para decidir se pretende ou não activar o limite de Crédito.
13. Em que circunstâncias o Cliente recebe a seguinte mensagem: “Lamentamos informar que não se encontra elegível para este produto, tente novamente no próximo mês.” ?
Existem duas possibilidades:
• 1ª: o cliente é elegível mas ainda não foi notificado, pelo que deverá aguardar;
• 2ª: o cliente não foi considerado elegível por não ter cumprido algum critério de elegibilidade.

14. Em quanto tempo expira a elegibilidade ao QUIQMola?
O prazo para adesão ao crédito expira ao fim de cada mês. A elegibilidade do cliente é determinada mensalmente, portanto, um cliente não elegível num determinado mês, pode tornar-se elegível em meses subsequentes e vice-versa.

15. O cliente poderá escolher a data de pagamento das prestações nas plataformas digitais?
Não, o cliente não terá opção de escolher a data de pagamento. O banco irá indicar a data de pagamento, e caso o cliente pretenda alterar a data de pagamento o pedido poderá ser encaminhado para a Linha do cliente ou para Agência mais próxima.

16. Como o cliente receberá os Termos e Condições, caso esteja a usar o QuiQ (USSD)?
Os termos e condições gerais podem ser visualizados no Website ou em qualquer agência do Standard Bank.

17. O cliente poderá fazer pagamento antecipado do QUIQMola através das plataformas digitais?
Sim, o cliente poderá fazer pagamento antecipado parcial e total do QUIQMola, mediante a cobrança de 3% sobre o valor a pagar antecipadamente.

18. Ao fazer o pagamento antecipado parcial do capital, o cliente será cobrado a prestação mensal?
Se o pagamento antecipado parcial do capital for efectuado antes da data de pagamento mensal da prestação, o sistema fará a cobrança da prestação normalmente e de forma automática. O pagamento antecipado parcial do capital não impede o sistema de fazer a cobrança automática da prestação conforme o plano de reembolso aprovado.
Nota: Com o pagamento antecipado total, o cliente terá finalizado o crédito e não terá nenhum saldo em dívida a ser cobrado.